VI Encontro Nacional de Estudos do Consumo e o II Encontro Luso-Brasileiro de Estudos de Consumo

10/04/2012 09:30

 

 

EMENTA DO EVENTO

Nas duas últimas décadas, o tema da sustentabilidade socioambiental tornou-se central nas sociedades contemporâneas. O impacto da emissão de gases de efeito estufa, o consumo de água e energia não renovável, a perda de biodiversidade, a necessidade de redução e reciclagem de resíduos, entre tantos outros temas, passaram a ser objeto de acordos internacionais, de políticas públicas, de iniciativas empresariais, de reportagens da grande mídia, de ações de movimentos sociais e de acaloradas discussões no meio acadêmico. Hoje já há certo consenso de que mesmo com mudanças dramáticas nas políticas públicas, nas tecnologias produtivas e nas fontes energéticas, grande parte dos impactos ambientais permanecerá, uma vez que são produzidos também na esfera doméstica, ou seja, na forma como os recursos naturais e a energia do planeta são usados por uma classe consumidora global de 1,7 bilhão de pessoas espalhadas por todos os continentes. Isso significa que a sustentabilidade precisa ser pensada, mais do que nunca, a partir do consumidor final. Vida sustentável (sustainable living) é o conceito que sintetiza esta relação entre práticas de consumo cotidianas e sustentabilidade. Tal conceito inclusive nos obriga a recolocar em questão as próprias relações entre consumo e produção. Entretanto, a tarefa de redefinir e mudar práticas sociais é mais complexa do que campanhas e políticas públicas podem nos levar a crer. Práticas constituem-se em discursos e fazeres que se desenvolvem, se associam e se desmembram em novas práticas, cada uma implicando em novas formas de consumo.

 

O VI Encontro Nacional de Estudos do Consumo e o II Encontro Luso-Brasileiro de Estudos de Consumo têm como objetivo central discutir, tanto teórica quanto metodologicamente, o conceito de Vida Sustentável, além de analisar, de um ponto de vista sociológico amplo e distanciado, as práticas sociais e estilos de vida que constituem o viver na sociedade contemporânea. Trabalhos empíricos sobre práticas domésticas, consumo de água e energia, mobilidade urbana, transporte e logística, uso e adoção de tecnologias ecológicas na esfera doméstica, sobre o morar e sobre novas formas de articular a produção e o consumo, entre outros temas, serão de grande interesse, bem como a própria concepção simbólica e prática do que é “viver de forma sustentável” na sociedade contemporânea.

 

CHAMADA PARA TRABALHOS

Convidamos pesquisadores e estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado) a enviar propostas de trabalhos baseadas em reflexões teóricas e/ou resultados de pesquisas empíricas, em consonância com o tema de um dos Grupos de Trabalho relacionados abaixo. Cada autor e co-autor podem enviar quantas propostas desejarem.

 

As propostas devem ser submetidas primeiramente sob a forma de resumos expandidos. Os coordenadores de cada GT os analisarão e selecionarão aqueles trabalhos que serão apresentados no evento. Após a seleção dos resumos expandidos, os autores devem encaminhar o paper completo, de acordo com as datas estabelecidas abaixo.

CALENDÁRIO

Prazo para o envio de resumos expandidos: 30 de maio de 2012

Divulgação do resultado da seleção de resumos expandidos: 30 de junho de 2012

Prazo para o envio dos trabalhos completos: 15 de agosto de 2012

 

FORMATAÇÃO DOS RESUMOS

Os autores devem enviar arquivo eletrônico com o resumo expandido no formato Microsoft Word, com no mínimo 3.000 caracteres e no máximo 4.000 caracteres (com espaços).

 

Informações sobre o envio de resumos e papers estarão disponíveis no site www.estudosdoconsumo.com.br.

INSCRIÇÕES

As inscrições devem ser feitas através do site www.estudosdoconsumo.com.br e terão preços diferenciados para pagamento antecipado:

COMISSÃO ORGANIZADORA

 

Fátima Portilho (CPDA/UFRRJ)

John Wilkinson (CPDA/UFRRJ)

Laura Graziela (PPGA/NEMO/UFF)

Letícia Veloso (PPGS e PPGSD/UFF)

Lívia Barbosa (CAEPM/ESPM-SP) – Presidente

Marta Rosales (CRIA/FCSH/UNL – Portugal)

Veranise Dubeux (CAEPM/ESPM-RJ e PUC-RJ)

 

COMISSÃO DE APOIO

 

Camila Batista (Mestranda – CPDA/UFRRJ)

Daniel Coelho (Doutorando – CPDA/UFRRJ)

Daniel Wanderley (Graduando – ESPM)

Flávia Galindo (Doutoranda – CPDA/UFRRJ)

Layla Miranda (Graduanda – UFRRJ)

Michele de Lavra Pinto (Doutoranda CPDOC/FGV; Prof. ESPM-RJ)

Patrícia Gonçalves (Doutoranda – CPDA/UFRRJ)

Taís Queiroz (Mestranda – PPGA/UFF)

 

COMITÊ CIENTÍFICO

 

Eduardo Ayrosa (FGV-RJ)

Eliane Tânia Freitas (UFRN)

Fabián Echegaray (Market Analysis)

Fátima Portilho (CPDA/UFRRJ)

Janine Collaço (UFG)

John Wilkinson (CPDA/UFRRJ)

José Carlos Durand (Grupo FOCUS/ Unicamp)

Laura Graziela Gomes (PPGA/NEMO/UFF)

Lênin Pires (FD/InEAC/UFF)

Letícia Veloso (PPGS e PPGSD/UFF)

Lívia Barbosa (CAEPM/ESPM-SP)

Marta Rosales (CRIA/FCSH/UNL – Portugal)

Mylene Mizrahi (PPGSA/IFCS/UFRJ)

Renata Menasche (UFPel e PGDR/UFRGS)

Rosana Pinheiro Machado (ESPM-RS)

Sandra Rubia da Silva (UFSM)