Trabalhos do grupo serão apresentados na RAM

04/07/2011 18:37

As pesquisadora Viviane Kraieski Assunção e Maria Elisabeth Goidanich apresentarão seus trabalho no GT04 – Alimentação, Cultura e Sociedade: encontros, diferenças e desigualdades no Mercosul, durante a Reunião de Antropologia do Mercosul que acontece em Curitiba, de 10 a 13 de julho.

Seguem os resumos dos dois trabalhos:

Comida brasileira em Boston: quando a comida manifesta laços sociais .
Por Viviane Kraieski de Assunção

Este trabalho origina-se de uma etnografia das práticas e saberes alimentares de imigrantes brasileiros em Boston (EUA). O trabalho de campo mostrou que, ao se referirem a sua própria alimentação, os imigrantes afirmavam não ter havido mudanças ao migrarem para os Estados Unidos, e que se alimentavam cotidianamente de “comida brasileira”. Esta continuidade das práticas alimentares é possibilitada pelo aumento da oferta de comida brasileira, que acompanhou o fluxo de imigrantes brasileiros para a região. Deste modo, uma ampla variedade de produtos brasileiros pode ser encontrada em mercados étnicos e supermercados da Grande Boston. Neste trabalho, argumento que as comidas que os imigrantes preparam e consomem diariamente, mais do que apresentarem-se como afirmações de uma identidade nacional, manifestam relações sociais com a família e o ambiente doméstico que deixaram no Brasil.

Relações Entre os Sentidos e as Escolhas Alimentares no Supermercado: uma abordagem etnográfica.
Por Maria Elisabeth Goidanich – Autor e Carmen Rial – Co-Autor

Através do relato etnográfico, este trabalho busca identificar atos sensoriais durante as compras em supermercados de mulheres de camadas médias da população de Florianópolis. De modo geral, procura compreender as relações entre os sentidos, as preferências e os comportamentos manifestos durante as compras. Assim, discorre sobre a participação do tato, do olfato e do paladar, tanto quanto da visão e da audição sobre escolhas, critérios de qualidade e identificação com os produtos expostos. Parte do entendimento de que os sentidos, além de meios de apreensão de fenômenos físicos, são, também, avenidas para a transmissão e apreensão de valores sociais e culturais. No supermercado, em se tratando de escolhas para a alimentação da família, os sentidos em geral são aguçados, mesmo que através da memória, e, muitas vezes em conjunto, provocam curiosidade, desejo, compra ou rejeição.